Estudo analisa impacto do conteúdo on demand e da publicidade no ambiente da Smart TV

Plataformas de conteúdo on demand, como Netflix,  são um dos fatores que estão impulsionando o crescimento da TV conectada nos quatro países pesquisados: Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha

São Paulo, 25 de novembro de 2015 – Um estudo realizado em quatro países confirma a disseminação dos aparelhos de Smart TVs e mostra que aplicativos de vídeo on demand são um dos fatores desse “boom” nos últimos dois anos. Cerca de 94% das televisões conectadas, no Brasil, foram compradas nesse período. Já 86% desses proprietários dizem usar aplicativos para assistir séries e filmes, como é caso do Netflix. Encomendada pela LG Eletronics e smartclip – companhia alemã especializada na distribuição de publicidade em vídeo multipltaforma –, em parceria no Brasil com a Dentsu Aegis Network, a pesquisa foi realizada  pela Nielsen .

De acordo com o levantamento, 32% de todos os televisores em território brasileiro já são Smart TVs e 91% desses proprietários conectam seus aparelhos à internet. O estudo também mostra que as Smart TVs são responsáveis pelo aumento no consumo de TV em geral: 43% do tempo desses consumidores são dedicados a conteúdo on demand. “Os dados apontam que o telespectador de uma Smart TV assiste mais televisão, desde programas da TV tradicional aberta e a cabo até conteúdos on demand, quando se compara aos proprietários de TV convencional”, comenta Riza Soares, diretora-geral da smartclip no Brasil e porta-voz local da pesquisa.

Os usuários de Smart TV são mais jovens e possuem uma renda familiar mais alta que os proprietários de televisões convencionais. “Esses consumidores têm entre 20 e 49 anos, em sua maioria, e possuem alta afinidade com o universo digital”, acrescenta Riza. Os brasileiros são consumidores extremamente ativos na compra de televisores e são os campeões na preferência pela conectividade como fator na decisão de compra: 44% dizem optar por um aparelho conectado à internet, sendo que a média dos outros países é de 29%.  

A pesquisa também aponta a Smart TV sendo muito utilizada no entretenimento familiar, com uma média de 2.8 pessoas assistindo ao mesmo aparelho, principalmente durante o prime-time (das 18 horas à meia-noite). Já em relação à publicidade, 40% dos entrevistados brasileiros disseram considerar a compra de um produto ou serviço após serem impactados pela propaganda no ambiente on demand das suas Smart TVs. “O estudo mostra que a publicidade nas Smart TVs tem uma alta taxa de engajamento e significante impacto principalmente na intenção de compra de produtos e serviços. A tela grande, combinada com a publicidade em formatos interativos e um público influente, que usa regularmente as funcionalidades de Smart TV, são fatores-chave para o sucesso da publicidade nessas novas plataformas”, explica Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil.

Segundo Riza Soares, o estudo mostra que o consumo de TV on demand já faz parte dos hábitos televisivos diários nos domicílios brasileiros. “A Smart TV tornou a televisão ainda mais bem-sucedida. Isso porque é a combinação perfeita da tela grande com a conveniência de se assistir ao conteúdo no momento que o telespectador desejar, sem estar preso a uma grade de programação pré-definida. O uso inteligente e a combinação dessas novas possibilidades são o segredo para o sucesso nessa nova Era da televisão. O melhor dos dois mundos, TV e digital, estão juntos nessa realidade”, declara a diretora-geral da smartclip.

O levantamento conduzido pela Nielsen entrevistou 2.800 pessoas em quatro países: Brasil, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Foram 700 participantes por país.

Comparações com os outros mercados nos  principais dados:

  • 94% Smart TVs no Brasil foram compradas nos últimos dois anos | Alemanha (76%), Reino Unido (78%) e Espanha (80%);
  • 86% usam aplicativos para assistir a séries e filmes, sendo essa categoria mais utilizada nas Smart TVs | Alemanha (48%), Reino Unido (49%) e Espanha (73%);
  • 40% dos brasileiros consideram comprar o produto ou serviço após terem sido impactados pela publicidade no ambiente on-demand das suas Smart TVs | Alemanha (21%), Espanha (24%) e Reino Unido: 41%.

 

Sobre a smartclip

Líder mundial em tecnologia de distribuição de publicidade em vídeo, smartclip é especializada em formatos publicitários para dispositivos digitais multitelas como smartphones, tablets, consoles de games, set-top boxes e TVs conectadas, TVs inteligentes, TV linear, em complemento ao trabalho para PC tradicional. É por meio de uma plataforma proprietária, a SmartX, que a empresa auxilia anunciantes e agências a localizarem e impactarem os consumidores e, aos veículos, oferece solução para a monetização de conteúdo em vídeo. Com sede em Hamburgo (Alemanha), presente nos principais mercados da Europa e América Latina, a Smartclip apresenta soluções inovadoras de mídia visando uma experiência completa dos consumidores com as marcas, apostando na otimização da eficiência de mídia, alcance e público-alvo.

Contact Us

CAPTCHA
Risolvi l’operazione ed inserisci il risultato.
9 + 7 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Collabora con noi!

28
May

ATRESMEDIA and smartclip to deepen strategic partnership

Agreement sees further development of Addressable TV advertising within live linear broadcast through HbbTV in Spain

Hamburg/Madrid, 28 May 2020 – ATRESMEDIA and smartclip, its current exclusive...

News